Sustentabilidade

Escrevo abaixo as ações da nossa pequena empresa de responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Assim como fazemos na nossa casa, fazemos no Yamuna Artesanal. Essa é uma questão de honra e respeito nosso com o coletivo.

 

Escolha das embalagens

Escolhemos sempre vidro para criar nossos produtos. O vidro pode ser reciclado muitas vezes (diferente do plastico) e não libera dioxinas. Não usamos embalagens de plastico. Nossas caixas que vão pelo correio são de papelão já reciclado. Em casos de produtos precisarem de saquinhos para transporte, utilizamos o 'celofane' que é biodegradável. 

Compostagem

Sempre acreditei que compostar resíduos orgânicos é um ato revolucionário além de ser uma graaande ferramenta para educação e conexão com o meio ambiente. A compostagem está presente em nossas vidas há mais de 15 anos, tudo o que produzimos de lixo orgânico na cozinha da nossa casa é resolvido por aqui mesmo, ou seja, não vai para uma sacolinha plástica ficar pingando na rua até ser coletada pelo caminhão para ser levada para aterros sanitários. Aqui, tudo vai  para a composteira sim senhor!! Tudinho vira adubo, vai para o pé das árvores, vasos de plantinhas e horta. Nossos filhos estão aprendendo desde pequenos a importância de fechar os ciclos, ver lixo virando composto e depois virando alimento.. igual o rei leão explicou para o Simba no filme.

Aqui na Yamuna, não podia ser diferente. Desde sempre dos nossos resíduos orgânicos são 100% compostados. Vão para a terra em composteiras, fecham o ciclo e viram adubo para a nossa horta. Agente fazia isso aqui mesmo até o ano passado mas hoje quem faz isso para agente é o nosso amigo Dudu, da "DESTINO CERTO", uma empresa de coleta e gestão de resíduos orgânicos. Isso tudo vira composto para uma linda horta orgânica urbana do bairro. Eles também produzem o composto super vitalizado e comercializam

No insta da @destinocertofloripa você confere o trabalho, as hortas e fica por dentro de cursos também na temática de hortas urbanas, gestão de resíduos e horta sintrópica.

 

Reciclagem - Logística reversa das embalagens

Você sabia que de acordo com a  legislação ambiental brasileira, todas as empresas devem se responsabilizar pela logística reversa de suas embalagens após irem para as mãos do consumidor final? 

Sim!! Isso é lei e como ainda não existe fiscalização, poucas empresas se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Aqui na Yamuna hoje garantimos 50% de que todo o vidro, pepel e alumínio inseridos na cadeia seja reciclado, para isso contamos com o selo "eureciclo". 

Em 2020 chegaremos a 100% de embalagens recicladas!

A eureciclo é uma certificadora de logística reversa de reciclagem aqui no Brasil. Nós da Yamuna informamos quanto lixo produzimos e a Eu reciclo atua junto à cooperativas de catadores e de reciclagem garantindo que o que produzimos será reciclado, remunerando proporcionalmente ao serviço. Legal né?

Visita o site em procura nossa empresa lá: eureciclo.com.br e aproveita para conhecer outras empresas que também já estão com o selinho do sorriso.

O instagram deles também é super educativo e tem uma pegada de educação sobre lixo. @eureciclo

 

Energia Solar

Estamos desenvolvendo o projeto para nossa nova fábrica e vamos fazê-la toda com energia solar. O projeto ainda está no papel, mas no máximo em 2021 já teremos tudo feito. Atualmente nossa casa têm todo aquecimento de água solar.

Rastreamento de matérias primas para os produtos que fabricamos

 

Vacas e manteiga para nossa produção de ghee

Já buscamos há 10 anos os melhores produtores de leite e manteiga de SC, e temos bastante experiência nisso. Atualmente trabalhamos com uma cooperativa de produtores de leite, são 80 famílias que têm poucos animais e bastante cuidado. Há engenheiros de alimentos e engenheiros agrônomo e veterinários que cuidam dos animais para que tenham muita saúde. É gado de pastagem, vacas que comem capim e são criadas soltas.

 

Especiarias para as Massalas

Parte de nossas especiarias são produzidas em nossa horta que recebe os compostos feitos com resíduo de ghee. Outra parte das especiarias nós compramos de fornecedores confiáveis e sempre que possível orgânicas.

 

Saboaria | Shampoos em barra

Em nossa saboaria estamos em 90% de ingredientes orgânicos certificados. Utilizamos como base Palma e Palmiste Orgânicos nacionais, óleo de oliva (ainda não orgânico) e manteigas vegetais de bacuri, buriti, cupuaçu de pequenos produtores. Todos nossos sabonetes são biodegradáveis.

 

Óleo de coco

O coco para nosso óleo de coco é plantado por produtores pequenos do sul da Bahia. Essa escolha diz muita coisa: não incentivamos a importação de óleo de Philipinas, Índia e Indonésia por diversos motivos, principalmente pela mão de obra duvidosa e pela devastação de florestas para plantio de coqueiros.