Dicas e Receitas

manteiga ghee (ou ghi) é um dos ingredientes básicos na maioria das cozinhas indianas e tem ganhado muitos apaixonados no Brasil por ter um sabor inacreditavelmente delicioso. Basta passar num pão ou refogar um alimento para sentir. Mas, além de seus usos culinários, o ghee também tem usos terapêuticos desde o cuidado com a pele e cabelos até nutrição profunda das células intestinais e potência muscular. 
Para a medicina ayurvédica a principal causa de doenças tem sua origem no sistema digestivo e estes desequilíbrios estão essencialmente ligados a uma alimentação desequilibrada, geralmente proveniente de combinações incompatíveis de alimentos, exageros alimentares e o excesso de alimentos industrializados e seus ingredientes de baixo valor nutricional e alto valor calórico. Estes maus hábitos sobrecarregam o sistema digestivo e apagam o agni  - fogo digestivo, permitindo a formação de toxinas. 
Na visão ayurvédica, gozar de uma boa saúde vai muito além da ausência de doenças ou enfermidades no corpo e na mente. Por esta razão, também é necessário promover a saúde, fortalecer o corpo saudável estimulamdo a imunidade e intensificando a força e a energia vital. A terapia que promove este cuidado é chamado pela Ayurveda de rasayana, um dos oito ramos desta tradição, cujo foco é o rejuvenecimento. Este artigo foi escrito por Daiane Bortolon e também está disponivel em www.saladeayurveda.com