Dicas e Receitas

O verso sânscrito que usamos no Yoga para consagrar o alimento é uma estrofe do imortal diálogo entre o Śrī Kṛṣṇa e o príncipe Arjuna, respectivamente mestre e aluno, naquele que vem a ser o mais importante śāstra do Yoga de todos os tempos: a Bhagavadgītā. Esta estrofe está no quarto capítulo (IV:24) desse texto fundamental da tradição do Yoga.
manteiga ghee (ou ghi) é um dos ingredientes básicos na maioria das cozinhas indianas e tem ganhado muitos apaixonados no Brasil por ter um sabor inacreditavelmente delicioso. Basta passar num pão ou refogar um alimento para sentir. Mas, além de seus usos culinários, o ghee também tem usos terapêuticos desde o cuidado com a pele e cabelos até nutrição profunda das células intestinais e potência muscular. 

Tenho recebido muitas perguntas sobre o tal do “ghee vegetal”, então decidi escrever este texto sobre o assunto. Informação liberta! E para escolher que alimento ou produto colocar na sua mesa é preciso primeiro conhecer as diferenças entre o ghee verdadeiro e o ghee vegetal. Vamos lá?

O ghee não é uma gordura de origem vegetal - ele vem da manteiga da vaca. É um alimento ancestral utilizados pelo nossos antepassados

Para a medicina ayurvédica a principal causa de doenças tem sua origem no sistema digestivo e estes desequilíbrios estão essencialmente ligados a uma alimentação desequilibrada, geralmente proveniente de combinações incompatíveis de alimentos, exageros alimentares e o excesso de alimentos industrializados e seus ingredientes de baixo valor nutricional e alto valor calórico. Estes maus hábitos sobrecarregam o sistema digestivo e apagam o agni  - fogo digestivo, permitindo a formação de toxinas. 
Muito além do tempero, as especiarias são usadas terapeuticamente pela Medicina Ayurveda como poderosa ferramenta em seus tratamentos. Estamos tão acostumados com os temperos em nossa cozinha que muitas vezes nem nos damos conta de que possuímos uma verdadeira farmácia ao alcance de nossas mãos, para tratar  e prevenir enfermidades. É por conhecer profundamente o poder das especiarias que na culinária indiana usa-se uma infinidade de massalas.