Como fazer Nhoque de batata clássico – Receita de nhoque (Gnocchi)

Como fazer Nhoque de batata clássico – Receita de nhoque (Gnocchi)

Março 25, 2019 1 Comentário

Como fazer Nhoque de batata clássico – Receita de nhoque (Gnocchi)

Deliciosa para reunir a família e amigos queridos e e passar momentos especiais. Essa receita é contribuição da grande amiga Laura Castilho e também da Daiane Bortolon (proprietária do Yamuna Artesanal), elas aprenderam com as avós e mães. Os segredos, detalhes e e algumas variações contamos direitinho abaixo para você se deliciar!

 

Ingredientes

  • 1,5kg de batata rosa
  • 250g de farinha de trigo
  • 250g de sêmola grano duro (se não tiver, use farinha de trigo mesmo)
  • 3 gemas
  • 1 colher (de café) de sal
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga ghee.
  • Pimenta do reino a gosto.
 
Como fazer Nhoque de batata clássico – Receita de nhoque (Gnocchi)
 

Modo de preparo

  1. Asse as batatas! Quanto menos umidade elas tiverem, melhor. Portanto, se você tiver tempo, asse-as inteiras com casca. Se não puder assar, cozinhe-as até ficarem bem moles, sempre inteiras e com casca.
  2. Depois de bem cozidas, retire a casca raspando com uma faca.
  3. Coloque numa travessa grande e amasse com um amassador, pilão ou o que achar melhor, até uma garrafa serve pra amassar. Jamais coloque no liquidificador ou processador.
  4. Depois de bem amassada, coloque 1 colher de sopa de manteiga ghee (para ficar aquele aroma absurdo quando cozinha), sal e as gemas.
  5. Coloque uma panela de água para esquentar e uma colher de sopa rasa de sal. Você vai usar essa água para cozinhar o nhoque.
  6. Coloque a farinha aos poucos e amasse com calma, simplesmente para misturar bem os ingredientes. Quanto menos farinha melhor, somente para dar o ponto e você conseguir trabalhar a massa. Pouca farinha deixa a massa muito quebradiça e mole. Muita farinha deixa a massa pesada e rouba o gosto da batata, então encontre um equilíbrio que tende a ser para menos. Se você assou as batatas use menos farinha.                                    Como fazer Nhoque de batata clássico – Receita de nhoque (Gnocchi)
  7. Pegue porções de massa, enfarinhe, faça bolas abra rolando ela com as duas mãos para fazer um cilindro comprido (chame as crianças para fazer um minhocão que elas vão adorar!)
  8. Não economize na farinha na hora de abrir e trabalhar com a massa, deixe tudo bem enfarinhado.
  9. Junte três ou quatro tiras de massa lado a lado, corte-as com uma faca afiada fazendo uma jogadinha com para o lado, para afastar o nhoque recém cortado e evitar que grudem.
  10. Depois de tudo cortado, jogue ainda mais farinha sobre eles e dê uma rolada com a mão suavemente para que não se grudem. Se esperar muito sem enfarinhar a umidade passa para farinha e eles começam a grudar novamente.
  11. Com os nhoques bem enfarinhados é só jogar aos poucos na água fervendo. Não coloque tudo de uma vez. Muita delicadeza para dar uma leve mexida, só para não se amontoarem no fundo. Assim que boiarem estão prontos. Eles vão subindo para superfície e você já vai tirando com uma escumadeira. É muito ligeiro!

 Como fazer Nhoque de batata clássico – Receita de nhoque (Gnocchi)
 
DICAS  IMPORTANTES

  • Você pode criar variações, acrescentar na massa salsinha, noz moscada, queijo.
  • Se tiver paciência, pegue as bolinhas de nhoque e passe-as em cima do garfo, dê uma apertadinha e role de leve para fazer uns vincos. O molho vermelho entra bonito nos vincos e o nhoque fica mais gostoso.
  • Em alguns países como no Uruguai (de onde veio a Laura que ensinou a receita) todo dia 29 de cada mês as famílias se juntam para fazer nhoque e atrair prosperidade, conhecido como nhoque da fortuna (coloca-se uma moeda embaixo do prato...)
  • Tem mais alguma dica? Conte-nos suas sugestões nos comentários, noas ajuda muito!

 Onde comprar ghee

Molhos para acompanhar o nhoque

Você pode escolher o molho de sua preferência para acompanhar. Costumamos fazer com molho de tomates, e também com molho de tomate cru, que fica super refrescante e leve.  As receitas de molho de tomates estão nesse outro post: Receita de molho de tomate cru

Experimente, faça a receita e compartilhe conosco no instagram @yamuna_artesanal_ghee e no facebook!

Forte abraço, bom apetite!

Bernardo Sens

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conhecimento e descontos por e-mail!



1 Resposta

Vera Lucia Corrêa Martins
Vera Lucia Corrêa Martins

Maio 08, 2019

Ainda não fiz essa receita, estou de mudança…
Será o prato do meu OpenHouse!!!!!
Depois eu conto!😊

Comente, dê sua contribuição

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

10 Benefícios do Sabonete natural e Shampoo sólido
10 Benefícios - Sabonete natural e Shampoo sólido

Maio 16, 2019

Precisamos esclarecer as coisas. Os sabonetes naturais possuem diversas qualidades em comparação com sabonetes industriais, descrevemos aqui as mais importantes para a saúde da sua pele e do planeta. Vem comigo:

Leia mais...

Mantra para consagrar o alimento
Mantra para consagrar o alimento

Maio 15, 2019

O verso sânscrito que usamos no Yoga para consagrar o alimento é uma estrofe do imortal diálogo entre o Śrī Kṛṣṇa e o príncipe Arjuna, respectivamente mestre e aluno, naquele que vem a ser o mais importante śāstra do Yoga de todos os tempos: a Bhagavadgītā. Esta estrofe está no quarto capítulo (IV:24) desse texto fundamental da tradição do Yoga.

Leia mais...

molho de tomate como fazer em 3min com tomates frescos
Molho de tomate cru - como fazer em 3min o molho caseiro com tomates frescos

Março 25, 2019 1 Comentário

Esse molho de tomate cru e o que mais fazemos aqui em casa, muito fácil e rápido. É impressionante por ser fresco e leve, realmente delicioso. Observe a receita abaixo, dicas e variações para aprimorar suas habilidades culinárias.

Leia mais...