Frete grátis acima de R$190

Qual a melhor manteiga ghee? Como escolher?

Qual a melhor manteiga ghee? Como escolher?

Qual a melhor manteiga ghee? Como escolher ghee?

Aqui vamos avaliar os principais motivos você escolher a manteiga ghee que mais vai trazer benefícios e mostrar as diferenças para sua escolha ser consciente.

Eu sou Daiane, Naturóloga, Terapeuta Ayurvédica e criadora dos produtos Yamuna. Produzo manteiga ghee (ou ghi) com o nome Yamuna há um pouco mais de 12 anos, para os amigos, colegas de faculdade e pacientes produzo há bem mais tempo e consumo todos os dias, meus filhos também.

Ser PIONEIRO em qualquer área não é muito fácil, há 15 anos atrás ninguém sabia o que era manteiga ghee, pra que servia, por que era bom ou de onde vinha. Nem mesmo os nutricionistas!! Foi um trabalho de formiguinha,  pesquisando em livros sobre os benefícios dos óleos e gorduras, traduzindo artigos de nutrição e a cada dia descobrindo e se encantando com uma nova propriedade e uso. Lembro do primeiro  folder da Yamuna em 2008 e caramba, quantas revisões!  Até hoje encontro pela Web os plágios dos nossos textos.

"Abrimos o mercado" como o dono de outra marca comentou certa vez. Uau! quantas marcas surgiram nos últimos 2 anos! Mais de 30? Por um lado eu fico muito feliz, pois se tem muitas marcas de manteiga ghee é porque tem muita gente consumindo, dando preferencia a um produto mais saudável, parando de consumir margarina e outras gorduras hidrogenadas. Quero também deixar aqui registrado que acho incrível existirem muitas marcas e acredito que o monopólio de mercado não é sustentável. Bonito mesmo é assim: muuuitos pequenos produtores e nenhum gigante. É mais justo e além do mais, encontrar manteiga de qualidade superior e de produção ética em grande quantidade é muito difícil. Aqui nos preocupamos com a qualidade e não a quantidade. 

Toda manteiga ghee é igual?

A resposta é Não, e é a partir daí que vou dar andamento na proposta deste texto. Cada produtor desenvolve seu próprio método de fazer ghee, aqui na Yamuna nós temos os nossos segredinhos e outros produtores os seus: alguns cozinham um pouco mais, outros um pouco menos e isso vai alterar a cor e sabor final do produto, que vai ficar mais doce ou mais suave. Alguns produzem a manteiga ghee direto da Nata, outros da manteiga e outros ainda na Nata fermentada.

Importante: manteiga ghee vegetal não existe viu!? Se você precisa de esclarecimentos sobre porque ghee vegetal não é ghee, veja um artigo completo.

 

Qual a diferença entre manteiga ghee produzida da Nata e da Manteiga?

A diferença é o processo físico, fazer ghee com nata leva muuuuito mais tempo pois a nata possui bem menos gordura que a manteiga em sua composição. A manteiga é obtida a partir da bateção da nata, e este processo faz com que a gordura se aglutine e o soro desprenda e seja removido mais facilmente. Como este soro que não é removida da nata é rico em lactose e caseína, o ghee fica mais doce pois a lactose carameliza e transfere o sabor para a gordura. O tempo de feitio é mais longo pois como tem muito mais água e sólidos, demora mais para tudo separar e sobrar só a gordura. Um ghee feito de nata não é necessariamente melhor ou pior por ser feito direto da nata, nem o torna mais ou menos puro. É saboroso também.

Abaixo uma tabela comparativa com a diferença de composição nutricional aproximada dos macronutrientes da Nata, Manteiga e Manteiga ghee.

qual a melhor manteiga ghee

 

Como saber qual a melhor manteiga ghee? Como escolher?

Existem muitos fatores que podem levar você escolher a Yamuna ou outra marca  de manteiga ghee, abaixo eu vou citar boa parte delas, que eu julgo mias importante. 

 

1 - Procedência da manteiga

O fator mais importante na escolha da manteiga ghee é a procedência da manteiga. Todos sabem que a manteiga ghee é um produto de origem animal, obtido do leite de vacas certo? Então é para a qualidade destes animais que devemos olhar primeiro para começar a responder a pergunta título deste post.

  • A manteiga é proveniente de vacas criadas em confinamento?

  • As vacas que produzem esta manteiga recebem estimulantes de lactação?

  • As vacas que produzem esta manteiga tomam antibióticos sem controle?

  • As vacas que produzem esta manteiga comem ração a base de milho e soja transgênicos?

  • O pasto das vaquinhas recebe pesticidas?

Faça estas perguntas ao seu produtor/marca de manteiga ghee. Se a resposta para qualquer uma destas perguntas for "SIM" não aconselho o produto. Abaixo os porquês:

1.1 A comida de verdade das vacas é capim, algumas ervas espontâneas e em alguns casos suplementação sazonal, geralmente de inverno de mostos fermentados da propriedade agrícola. Somente Vacas "grass fed" produzem leite com CLA. Quer saber mais sobre "gras fed"? Já escrevemos um texto aqui.

1.2 Antibióticos e estimulantes de lactação possuem alto fator residual e se conectam com os lipídios/gorduras se você ingere leite com estes resíduos, eles podem alterar a tua flora intestinal e sistema endócrino. Isto é muito sério pois a  síntese de hormônios no nosso corpo depende essencialmente de colesterol e outros ácido graxos. 

1.3 Vacas criadas soltas são mais felizes e saudáveis. Isso é mais fácil de encontrar quando se escolhe pequenos produtores familiares/agroecológicos para adquirir a manteiga. Estas propriedades possuem, em sua maioria, rotação de cultura e variedade nas atividades econômicas. Por isso as vaquinhas são mais bem cuidadas e saudáveis, além do mais estes produtores evitam o uso de veneno nas pastagens. No ano passado fizemos uma análise na nossa manteiga ghee para confirmar as informações sobre a ausência de pesticidas na pastagem de onde vem a nossa manteiga. O Laudo de ausência de pesticidas no nosso ghee está aqui.

 

2 - Comprometimento ambiental do produtor

Pegunte à sua marca de manteiga ghee para onde vai os resíduos de produção!

Aqui na Yamuna, nossos resíduos vão todos para o "Destino Certo", um centro de compostagem urbana de um amigo nosso chamado Eduardo. O mais legal é que depois ele retorna o composto para colocarmos na nossa horta. Assim fechamos o ciclo com lindas rúculas.

3 - Sabor amor, claro!

Tem pessoas que preferem ghee com sabor doce, outros preferem seu ghee com sabor mais suave e parecido com a manteiga pura ou da manteiga clarificada. Tem ainda ghee com sabor rançoso característico do tipo "manteiga de garrafa" que aparece mais frequentemente no ghee feito com nata fermentada. Tem ainda aquele ghee mais escuro chamado de "douradinho" que quase, quase passou do ponto pois os açúcares deram uma queimadinha no fundo da panela, conferindo ao ghee uma cor mais escura e turva. Gosto é gosto! Prove todos e escolha!!!

4 - Prabhava, Prana e Amor

A quarta categoria que considero importante demais é que o Ayurveda* chama de “efeito mágico”, o Prabhava.  Esta característica é descrita ao estudar os alimentos, os 5 sabores e seus efeitos físicos e energéticos. (Ainda vou escrever em breve um texto bem lindo sobre esse assunto) O Prabhava pode ser descrito como um efeito energético ou espiritual empírico que percebemos após ingerir um alimento. A sensação de paz e elevação sentida após ingerir uma planta, ou alimento é um exemplo de efeito sutil. Este efeito sutil está fortemente ligado à energia de quem produz o alimento e nas condições de elevação da mente das pessoas que o produzem. Por isso, mantemos nossa produção pequena e tranquila. Trabalhamos de bom humor sempre, e em cada produção o Bernardo  faz os mantras para elevar aparte sutil do alimento e uma boa dose de Reiki.

 

5 - Ghee em frasco de vidro | limpeza?

O ghee tem que ser envasado quente e em embalagem, pote ou frasco que não passe sabores e aromas indesejados. O envase em frascos de vidro é, sem dúvida, o mais apreciado por não transmitir nenhum aroma indesejado, por não liberar dioxinas (que plastico libera) e por não ter aroma. Além disso, os frascos de vidro são 100% recicláveis, e você consegue reciclar mais vezes do que o plástico.

Quando comprar ghee, vire o frasco e observe o fundo. Veja se não têm pontos, de sujeira no fundo. Já vimos de tudo, até mosquitos no fundo de ghee em supermercados, e sabemos bem o que é isso. Quando os frascos chegam de fábrica novos para nós, lavamos cada um com água quente, detergente de grau alimentício (biodegradável e atóxico) e conferimos cada frasco. Dá mais trabalho a limpeza dos vidros do que realmente envasar o ghee. Mas é essencial para segurança alimentar, para o ghee não ficar com aromas estranhos. O frasco quando vem de fábrica tem uma película de óleo bem fina e poeria de fábrica, além da sujeira de paletes onde foi transportado.

 

 Dúvidas:

*O que é Ayurveda?

Ayurveda é uma ciência milenar de cura e autoconhecimento nascida na Índia. Ela nos explica como a vida funciona e nos convida a observar a natureza fora e dentro mim. Quando eu compreendo como estas forças vitais chamadas de "doshas" interagem, posso fazer escolhas melhores para ser mais saudável e feliz. O Ayurveda é ciência irmã do  Yoga e utiliza da alimentação consciente, da meditação e de terapias de desintoxicação e nutrição para promover  saúde e longevidade. 

 

Obrigado pela leitura,

Daiane Bortolon


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados