Por que meu ghee está líquido e com aparência cristalizada?


Quem consome ghee a algum tempo já percebeu que ele pode variar muito de textura, dependendo do clima e da época do ano. Mas por que o ghee às vezes parece liso e cremoso como uma manteiga e às vezes fica líquido com pedacinhos suspensos em óleo? Tem algo de errado com o meu ghee? Está estragado?

Calma! Isso é perfeitamente normal, comum e esperado!

O ghee é composto de dezenas de ácidos graxos (tipos de gorduras) com pontos de derretimento, fusão e solidificação diferentes. Quando produzimos o ghee aqui no Yamuna, após o envase quente ele é refrigerado e estas dezenas de ácidos graxos solidificam a uma temperatura constante mais baixa para ficar com aparência lisinha e uniforme, mas esta condição é facilmente transformada: quando o ghee é transportado e apresentado em uma loja acaba sendo exposto a variações de temperatura e isso faz com que alguns desses ácidos graxos derretam, voltem a cristalizar e outros não. Isso acaba conferindo ao produto o aspecto bifásico. Este aspecto físico não altera o sabor, validade ou qualidade da manteiga ghee. É apenas uma mudança física.

Gostamos de tomar como exemplo o mel: uma pessoa que só consome mel fresco possivelmente vai achar muito estranho ver o mel cristalizado durante o inverno, podendo até considerar que este pode ser um defeito no produto, o que é inverídico pois todo mel deve solidificar alguns meses após a colheita. Com a manteiga ghee é o mesmo! Cristais suspensos em óleo não são um defeito no produto, mas sim uma característica comum e esperada no ghee. 

Quem costuma cozinhar com o ghee, prefere ele mais líquido pois facilita o manuseio, mas quem tem o hábito de levá-lo a mesa para passar no pão tende a dar preferencia para o ghee cremoso. E agora?

Eu prefiro meu ghee leve, cremoso e estável. Como eu faço para deixá-lo assim?

Se você prefere um ghee homegêneo e com aparência sólida e macia, basta seguir os passos abaixo:

1. Com o pote de ghee fechado, mergulhe o vidro até o pescoço em água quente, sem chegar com o nível de água na tampa e deixe em banho maria até ficar completamente derretido e líquido.

2. Coloque o pote no refrigerador durante a noite ou por pelo menos 8 horas para que solidifique em temperatura baixa e constante.

3. Retire o seu ghee da geladeira e espere até que ele volte a temperatura ambiente para abri-lo. 

Fazendo isso, o seu ghee ficará cremoso, macio e lisinho mesmo em temperatura ambiente.

 Abaixo, o mesmo ghee em texturas diferentes: D E L I C I O S O  de qualquer jeito!

Ainda tem dúvidas? Escreva-nos. Será um prazer atende-l@!

contato@yamuna.com.br


1 comentário


  • cleia meguerditchian

    Muito útil essa informação. Já estava desesperada a ponto de jogar fora. Obrigada


Deixe um comentário


Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Inscreva-se e receba dicas e novidades Yamuna