Frete grátis acima de R$190

O que é Massala ou Masala? Porque é bom? conheça os benefícios

O que é Massala ou Masala? Porque é bom? conheça os 10 benefícios

Massala ou masala é um tempero, uma mistura de ervas aromáticas, especiarias, pimentas e raízes que são moídas e torrificadas na manteiga ghee. Condensam um universo de sabores e benefícios terapêuticos, por isso são amplamente usadas no Ayurveda (medicida indiana) e por chefs em todo mundo, especialmente na culinária oriental.

Benefícios das Massalas

 

1 - Culinária elevada

Com as massalas você pode cozinhar muito melhor e deixar seus pratos sempre especiais. Elas conferem muito sabor e personalidade a suas criações. Especiarias impulsionam o sabor dos alimentos, aprofundam e elevam o paladar.

2 - Ingredientes termogênicos

As massalas são preparadas com especiarias que aquecem e aceleram o metabolismo corporal e favorecem e a queima de gordura corporal.

3 - Possuem cúrcuma pura: anti-inflamatório natural

Presente em todas as nossas massalas, esta especiaria tem sido usada há milênios no Ayurveda como erva medicinal. Exitem mais de 10.000 artigos científicos publicados que falam sobre  o uso da cúrcuma para o tratamento e prevenção das mais variadas doenças. saiba mais sobre nossa cúrcuma aqui

4 - Especiarias são alimentos funcionais

Especiarias são ricas em anti-oxidantes, minerais e fitoquímicos, substâncias que dão suporte à saúde. Além disso, estimulam e aquecem o metabolismo, queimam toxinas e promovem uma digestão mais completa e equilibrada.

5 - Bem estar

Picante, doce, ácido, amargo, adstringente e salgado. As especiarias ativam vários receptores presentes na língua, nutrem e satisfazem o paladar e a mente proporcionando sensação de bem estar. Com as massalas, temperar torna-se uma atitude de saúde no seu estilo de vida.

6 - Fácil de usar

São misturas prontas para uso, basta abrir o potinho, pegar uma colherada e salpicar sobre os alimentos, ou refogar com suas delícias.

 

7 - São feitas com base no Ayurveda - a ciência da vida

Criamos nossas massalas inspiradas no conhecimento ancestral do Ayurveda, uma ciência milenar nascida na Índia que essencialmente nos explica como a vida funciona. O Ayurveda nos convida a observar a natureza e equilibrar nossas forças vitais. A saúde está nas escolhas.

8 - Rápida digestão - Fogo digestivo é saúde!

É essencial para o ayurveda  a capacidade de digerir os alimentos, você não é o que você como e sim o que você consegue digerir!! As ervas e especiarias estimulam o fogo digestivo, tornam os alimentos mais equilibrados, além de temperar lindamente as refeições. Especiarias são termogênicas, aceleram o metabolismo, aumentam a capacidade digestiva e previnem a formação de toxinas. Por isso, as massalas são incríveis aliadas na sua saúde.

 

DÚVIDAS 

Como são feitas as massalas?

Eu aprendi a fazer as massalas na Índia em 2008 e estamos a mais de 10 anos fazendo e melhorando essas receitas aqui no Yamuna Artesanal. Algumas que vendem massalas simplesmente utilizam especiarias em pó, misturam e envasam, e chamam isso de massalas. Mas na verdade, as massalas devem NECESSARIAMENTE ser refogadas no ghee. É assim que fazemos aqui, é assim que aprendi em minha formação de Ayurveda. E para aprofundar o sabor, utilizamos especiarias frescas e algumas que plantamos no nosso jardim. Torrificamos as especiarias no ghee, inteiras, e depois moemos e misturamos.

 

Porque usamos ghee na composição das massalas?

O ghee tem uma função super importante de conservar e despertar o sabor das especiarias. A massala sem ghee tem metade do seu aroma e sabor. O ghee faz ela chegar à temperaturas maiores sem queimar no momento do preparo, e envolve as especiarias fazendo uma camada protetora que mantém o sabor e aromas. Já abrimos massalas dos nossos lotes de controle com 5 anos e os aromas estavam muito fortes.

Além disso, o ghee é veículo que leva nutrientes e potencializa a absorção deles pelas células, faz com que as vitaminas e nutrientes atravessem a parede celular e promovem uma nutrição completa.

Abraço, 

Daiane Bortolon 

 


2 comentários

  • Raphael Bruno

    Excelente texto. Me despertou o interesse de conhecer a Massala de vocês!

    Estou procurando um bom moedor para puder preparar alguma alquimia em casa, qual o moedor que vcs usam?

  • CLENIRA TAVARES DE LIMA RONDON

    Olha, começei a pesquisar a manteiga clarificada (indicação da minha nutricionista) e achei esse site. Estou encantada, estou pedindo a manteiga para mim e minha familia, e depois vou pedir os temperos. E um universo que eu não conhecia. Agora que fui diagnosticada com gordura no fígado procurei uma nutricionista para me alimentar melhor.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados