Gripes e vírus: como se proteger e cuidar naturalmente com ervas antivirais

Gripes e vírus: como se proteger e cuidar naturalmente com ervas antivirais

O assunto é tão rico, e por isso decidi escrever esta semana com algumas dicas de ervas antivirais para se proteger e cuidar da saúde além de dar uma super força no sistema imunológico. 

Estamos todos em alerta por conta do Covid-19 (corona vírus), mas como uma boa naturóloga, eu prefiro falar em promoção de saúde em vez de doença pois acredito que este é o melhor caminho sempre. Caso esses visitantes apareçam na sua vida (e ele vai aparecer) e para que seu corpo consiga lidar de uma maneira mais eficaz com esses monstrinhos, a leitura abaixo é curta e vale a pena. Só para constar: mesmo pessoas muito saudáveis pegam gripes viu? E a melhor forma de tornar uma gripe mais amena é se fortalecer. 

Como fortalecer o sistema imune para passar "bem" por uma gripe?

A seguir alguns presentes da natureza

Ervas antivirais  

1 - Sabugueiro (Sumbucus ssp.)

O  sabugueiro é uma das ervas mais potentes no combate a gripes. A variedade mais utilizada e estudada é a Sumbucus nigra, mas exitem muitas outras espécies. Seus efeitos imunoestimulantes já são estudados e validados.. Os frutos do sabugueiro são ricos em dezenas de compostos  bioativos como a antocianina por isso esta é a minha erva número 1 em indicação.

O sabugueiro reduz a duração do ciclo da gripe, e é extremamente eficaz no combate às influenzas A, e influenza B.

Como consumir?
  • Em cápsulas (você encontra como suplemento de elderberry)
  • Sucos, geléias e vinhos
  • Chás 
  • Pós (diluir em mel ou água)
  • Xarope de mel fermentado com elderberry (aqui em um vídeo ensinando a fazer)

2 - Guducchi (Tinospora Cordifolia)

Tinospora Cordifolia

Esta erva ayurvédica tem sido usada há milhares de anos como um rasayana  e como imumoduladora. É indicada especialmente em casos de HIV, para fortalecer o sistema imune, tonificar e promover saúde. Você encontra em pastilhas e cápsulas para consumo. 

3 - Echinácea (Echinacea)

Conhecida também como flor-de-cone, esta planta super potente tem um incrível potencial de reduzir infecções virais, sendo um dos antivirais naturais mais poderosos no combate a vírus que acometem seres humanos. Ela é rica em equinaceína que inibe bactérias e vírus de penetrar nas células saudáveis. Por isso, as chances de contrair qualquer tipo de infecção enquanto consome echinacea são muito menores. 

A echinacea ainda tem a capacidade de aliviar a dor, reduzir a inflamação, melhorar  problemas de pele e tratar problemas respiratórios superiores.

Você pode usar em fomas de chá ou em consumir em cápsulas.

 

4 - Alho (Alium sativum)

Este com certeza é o mais conhecido e utilizado da lista. Mas deve ser consumido cru ou em infusão para ter efeito. É comum encontrar cápsulas de alho também. Estudos demonstraram compostos químicos específicos encontrados no alho são altamente eficazes para matar inúmeros microorganismos responsáveis ​​por algumas das infecções mais comuns como pneumonia, candidíase e herpes.

5 - Orégano (Origanum vulgare) - óleo essencial

Mais uma erva da farmácia na cozinha! O orégano, é um potente agente antiviral. Prefira seu uso na forma de óleo essencial, em inalações. Assim ele fica mais potente! 

 

6 - Astragalus ou Huang Qi (Astragalus pronpinquus)

Esta raiz usada tradicionalmente pela medicina chinesa para o tratamento de asma crônica fecha com chave de ouro nossa lista de ervas imunoestimulantes e anti virais para o combate e prevenção a gripes. Você pode tomar o chá ou em cápsulas.  

 

7 - Própolis Verde

A própolis não é uma erva, mas sim uma resina coletada pelas abelhas e obtida a partir do alecrim-do-campo. Muito comum no Cerrado brasileiro, a própolis  é  utilizada  pelas abelhinhas na vedação de todas as frestas da colmeia para protegê-la contra invasores como fungos, bactérias, vírus e outros pequenos insetos que podem causar risco à saúde da família.

No corpo humano o própolis atua de forma bem parecida, fortalecendo nossas defesas contra patógenos externos ou combatendo doenças que já estão dentro do corpo. Além de um potente anti-viral, a própolis é eficaz para o tratamento de cândida vaginal, h-pylori, streptococcus mutans(causador de cáries) etc.

É um dos tesouros que mais uso aqui em casa com as crianças e vale a pena  investir no produto em forma de cápsulas, caso você não consiga ingerir o extrato diluído em água. Uma boa dica caso você não encontre em cápsulas, é diluir a tintura em mel para ingerir. 

 

Peguei gripe (qualquer gripe), o que eu faço?

Primeiro, tente jejuar. Isso vai ajudar o seu corpo a lutar melhor contra a infecção. Você sabia que a digestão é desencadeado por um processo imunológico?

Sim, a digestão é uma resposta imunológica a um corpo estranho. Naturalmente, quando ficamos doentes o apetite some, por isso não lute contra a sabedoria do seu corpo. Segundo, beba bastante água.

Para ajudar com aquele sintomas de indigestão e náusea, tem uma panacéia "número 1" na minha lista, segue abaixo a receita. É um "suquinho" bem forte de gengibre, limão e pimenta preta.

O que fazer

Panacéia 1 - de tomar

Receita:

  • 250g gengibre fresco (sim, é bastante!)
  • Suco de 3 limões
  • 1 colher de café de pimenta preta moída grossa
  • 1/4 colher de cafezinho de sal integral
  • 600ml de água filtrada
  • 1 colher de sopa de mel ou melado

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e coe com um paninho espremendo bem para retirar todo o sumo do gengibre. Guarde em uma garrafinha térmica e vá tomando pequenos goles ao longo do dia.

 

Panacéia 2 - de cheirar 

Aromaterapia pode te ajudar muito em uma gripe, limpa e purifica o ar do ambiente e te presenteia com ânimo. Se não tiver todos os óleos, tudo bem, use o que estiver à mão. Lembre-se de utilizar óleos essenciais de verdade**, obtidos de plantas. Essências sintéticas não possuem efeito terapêutico.***

Receitinha:

  • 2 gotas de olíbano 
  • 2 gotas de tea tree
  • 2 gotas de hortelã pimenta
  • 1 gotas de orégano

Coloque tudo em um aromatizador de ambientes e deixe os óleos volatizarem na sua presença. É importante deixar uma fresta de janela aberta caso o ambiente seja muito pequeno. Se você não tiver um aromatizador, pode colocar em água fervente, o vapor vai espalhar os óleos pelo ar do ambiente.

 

Panacéia 3 - de passar 

Quer potencializar o uso do álcool gel para se proteger ou fazer um spray super prático para passar no carro, em casa ou nas mãos?

Receitinha:

  • 150ml de álcool 70 + 50ml de água pura ou 150ml de álcool gel 
  • 10 gotas de óleo essencial de orégano
  • 10 gotas de óleo essencial de tomilho
  • 10 gotas de óleo essencial de tea tree

Misture todos os ingredientes e coloque em um fresco de vidro com válvula spray ou em um potinho com tampa caso tenha escolhido fazer com gel.

O spray pode ser utilizado para limpar o ambiente, superfícies ou passar nas mãos.

 

**Óleo essencial é o nome dado as substâncias extremamente aromáticas obtidas de plantas – flores, folhas, raízes, resinas e madeira. Estas substâncias possuem de forma concentrada uma grande quantidade de substâncias químicas com intenso potencial fitoterápico. Quando você comprar, sempre escolha óleo essencial (OE).

***Cuidado com essência. Essência não é óleo essencial. Elas podem até parecer com óleo essencial num primeiro momento, mas após 10 minutos exposto ao aroma, elas causam dores de cabeça, além de não possuírem potencial terapêutico, limitando-se a um cheiro artificial, ou apenas a molécula isolada do aroma.

 

Onde comprar

Indicamos fortemente a loja virtual de um Naturólogo super competente e comprometido https://www.belavidanatural.com.br/ 

É super de confiança e preços muito bons e atendimento excelente. 

Utilize um cupom de desconto digitando YAMUNA no checkout. Se precisar de algo lá, é só escrever para o Carlos (que é o proprietário)

Em nossa loja virtual www.yamuna.com.br nós não vendemos óleos essenciais. Nós vendemos superalimentos que servem para sua saúde como um todo.

 

Para concluir, preste atenção: as dicas acima não dispensam uma consulta médica viu? Lembre-se: as dicas são para te ajudar na prevenção e no processo de doença. Nós da Yamuna decidimos atender às orientações da OMS e nos recolher até a pandemia do Corona Vírus se atenuar. Sabemos que a situação é super séria e acreditamos que a natureza e cuidado pode nos ajudar a passar por mais essa.

Obrigado pela leitura.

Daiane Bortolon


Leia também:

Os benefícios da cúrcuma e da curcumina: Esta erva pode realmente combater doenças?

Monodieta, jejum e desintoxicação na Medicina Ayurvédica.

Jejum intermitente - Entenda porque você deve incluir na sua vida!


2 comentários

  • Julio

    Excelente ! Grato pela sua atenção e dedicação em propagar-se saúde ! Paz e Alegria !!!

  • Tacia

    Gratidão pelas dicas sempre tão valiosas !


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados