Herbologia ayurvédica: conceitos
A herbologia ayurvédica nos oferece uma maneira de compreender todas as plantas. As plantas e especiarias são expressões elegantes dos elementos fundamentais em que as cinco forças estão representadas. O estudo da fitoterapia e da trofoterapia (alimentação) na ayurveda é bem diferente da estudada pelo modelo ocidental. Sua metodologia não leva em consideração testes que analisam os componentes químicos e funcionais ativos das planta e alimentos. Possui seu próprio método, que é simples e pode ser exercitado por todos.
Cada erva e alimento possui: sabor (Rasa), potência (Virya), efeito pós digestivo (vipak) e efeito mágico (prabhava).
Os sabores e a potência são facilmente identificados. O primeiro, a partir da sensação sentida pelo organismo ao levar um alimento à boca: doce, salgado, ácido, adstringente, amargo e picante ; o segundo a partir da sensação quente ou fria e a terceira, Vipak, ao efeito após o alimento ser ingerido. A quarta categoria de análise das plantas na ayurveda é o chamado de “efeito especial, mágico”, ou Prabhava, caracterizando mais um efeito espiritual, como por exemplo a sensação de paz e elevação sentida após ingerir a planta, explicados a partir da mitologia através, por exemplo, da entrega e consagração da planta aos deuses, como o Tulsi (tipo de manjericão) para os Vaishnavas.
Outro ensinamento fundamental na hora de aplicar este conhecimento na hora de se alimentar é chamado de princípio dos opostos (visesha):
“semelhante aumenta semelhante; oposto, reduz oposto” (Charaka, 900-500a.C).
Para adquirir Massalas e outros produtos da Medicina Ayurveda, acesse nossa loja virtual Yamuna Artesanal
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
Delicioso docinho natural, super saudável e adorado pelas crianças e adultos.
Bálsamo é um delicioso molho, um condensado de sabores e aromas perfeito para temperar pratos especiais e saladas.