Chocolate quente perfeito + variações

Chocolate quente perfeito + variações

Ah, como gostamos!

Chocolate quente é uma bebida que aquece até o coração❤️. Somos apaixonados por aqui (as crianças também) e sempre que dá aquele friozinho tomamos. A boa notícia é que melhoramos muito as receitas do ano passado pra cá. Agora ele fica cremoso naturalmente, e vou te explicar porque:

Antes, fazíamos o chocolate quente com cacau em pó 100%, e tinha que colocar algo pra 'engrossar'... e o gosto ainda não ficava de chocolate mesmo.

Depois que começamos a fazer com chocolate 100% puro (feito a partir do nibs) descobrimos que ele fica cremoso naturalmente (sem ter que colocar amido). Isso acontece porque o chocolate bean-to-bar (feito diretamente com nibs) conserva a preciosa Manteiga de Cacau⭐  que é o que dá toda cremosidade, além de ser riquíssima em nutrientes e antioxidantes. Essa manteiga de cacau, é a parte retirada do chocolate em pó, o que o deixa empobrecido de sabores e qualidades.

Receitas e variações abaixo:

Receita de chocolate quente perfeito 

Ingredientes

  • 1 xícara de leite (pode ser leite vegetal ou leite de castanha de caju
  • 1 ou 2 colheres de sopa de Chocolate 100% puro em lascas (esse aqui)
  • Açúcar ou seu adoçante preferido

Modo de preparo

Coloque o leite numa panela, leve ao fogo, adicione o chocolate em lascas (ele rende bem, coloque menos do que você imagina). Adicione o açúcar e mexa até quaase ferver. Vai parecer que está fraco, mas calma. Coloque essa mistura com cuidado no liquidificador (ou coloque o mixer na panela e pulse). Bata por instantes. Volte pra panela para esquentar até começar a ferver. Ele engrossa naturalmente.

A vantagem de utilizar o chocolate 100% em lascas é que ele rende bastante e deixa cremoso. Se você comprar uma barra de chocolate para tentar fazer o mesmo, vai estar adicionando chocolate em pó + açúcar + gordura vegetal (a menos que o chocolate seja bean-to-bar) ou um artesanal sem gordura hidrogenada. 

Variações da maravilha

Chocolate quente vegano Sem leite / lactose:

Faça a mesma receita anterior. Use o creme de castanha de caju para fazer seu leite vegetal, que ele combina muuuuito com chocolate, e já tem um sabor levemente doce do caju. Creme de castanha de caju, você pode comprar aqui.

Chocolate quente Sem açúcar / low carb:

Faça a mesma receita acima, substitua seu açúcar por um adoçante (xilitol, eritritol, stevia...). Utilize seu preferido. Siga os mesmos passos. Vai ficar delícia!

Chocolate quente com aquela borda escorrendo 😍:

Isso eu aprendi numa cafeteria aqui em Florianópolis que fazia um chocolate absurdo: coloque um creme de chocolate nas bordas da xícara. Utilizamos o creme de cacau & caju ou você pode usar outro creme.

Passe com a colher na beirada da xícara ou coloque um pouco num pires e esfregue borda da xícara (vazia é claro) no pires e depois coloque o chocolate quente.

Se você tiver outras variações, por favor escreva pra nós aqui nos comentários, ou mande por e-mail [email protected] para adicionarmos.

Abraço,

Bernardo Sens

 

 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados