Gordura saturada faz bem?


O ghee é essencialmente uma gordura saturada. Gordura saturada faz bem a saúde?

     As gorduras ou ácidos graxos são classificados em duas categorias principais: saturados e insaturados. As gorduras saturadas dividem-se em estruturas de cadeia carbônica curta, média e longa. Para o organismo humano, quanto mais longa for a cadeia de um ácido graxo saturado, mais difícil de ser digerida, metabolizada e absorvida. Por esta razão é recomendado que gorduras de cadeia curta sejam consumidas, como é o caso do óleo de côco, de palma e do ghee.
 Hoje se sabe da grande importância de ingerir gorduras de qualidade, principalmente óleos vegetais puros, pois elas facilitam absorção de nutrientes e vitaminas pelo organismo além de conter altos teores de ácidos graxos essenciais e fitoesteróis. A medida que vamos envelhecendo, nossa capacidade de assimilação de nutrientes tende a diminuir e comprometer o bom funcionamento de nosso corpo.
    O ghee é uma gordura saturada essencialmente composta por ácidos graxos de cadeia curta facilmente digeríveis e absorvidos pelo organismo humano. É absorvido rapidamente pelo organismo, sendo fonte de ácido butírico, substância benéfica para os enterócitos, as células intestinais que ajudam na absorção de nutrientes, dão suporte aos mecanismos do sistema imunológico e participam da regulação hormonal.  
     O ghee é um derivado do leite e possui quantidade insignificante de lactose (açúcar) e caseína  (proteína), diferente de  uma  manteiga comum. Pode ser consumido por pessoas com intolerância a lactose e caseína e restringido a pessoas com alergias severas ao leite.

 


1 comentário


  • Vera

    esclarecedor o conteúdo das informações sobre o ghee e gordura saturada, cadeia curta.


Deixe um comentário


Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Inscreva-se e receba dicas e novidades Yamuna