Receita de Risotto de Aspargos
Receita simples, tradicional e muito fácil de fazer!! O nosso risotto de aspargos é uma estrela aqui em casa. Faço ele quando não tenho tempo de fazer um caldo de vegetais ou de frango para cozinhar o arroz pois o sabor dos aspargos já super intenso e cumpre o papel do tradicional caldo de rissoto. Além da receita, compartilho aqui dicas preciosas para você fazer um risotto p-e-r-f-e-i-t-o.
Ah! Se você encontrar algum ingrediente que não consuma na receita, no final, indico a substituição de alguns deles para uma opção vegana.
Tempo de preparo: 30-40 minutos
Serve 4 pessoas
Ingredientes do risoto de aspargos:
- 1 cebola média
- 1 vidro de aspargos brancos em conserva
- 1 maço de aspargos frescos verdes
- 200ml de vinho branco seco
- 2 colheres de sopa cheias de manteiga ghee
- 1/2 colher café pimenta do reino
- 2 xícaras d arroz arbóreo
- 100ml creme de leite fresco para finalizar OU 2 colheres de sopa de creme de caju (usamos esse)
- azeite de oliva a gosto
- 100g queijo parmesão ralado OU amêndoas trituradas
Preparo do risoto clássico:
- Primeiro, prepare o s aspargos verdes: corte os talos inferiores (aprox. 4-5cm) e dispense. Leve ao fogo uma panela com um fio de azeite de oliva, uma pitada de pimenta do reino os aspargos e duas pitadas de sal. Refogue, acrescente um pouco de água, tampe a panela e cozinhe até os aspargos ficarem macios mas não moles! Se for preciso adicione mais água até ficarem no ponto. Reserve.
- Pique a cebola finamente e leve ao fogo para dourar com a manteiga ghee. Utilize uma panela de fundo grosso, sua melhor panela pois você não vai transferir o arroz para outro prato, vai servir na panela. Escorra os aspargos brancos, pique-os grosseiramente e refogue junto com a cebola. Acrescente a pimenta do reino, um fio de azeite de oliva e o arroz arbório e misture bem. Quando o arroz aquecer acrescente o vinho branco, mexa e deixe evaporar.
- Adicione sal a gosto e vá acrescentando aos poucos a água quente. Mexa a cada 2 minutos.
Finalize:
- Quando o arroz estiver **“al dente“** desligue a panela, acrescente o creme de leite fresco e misture bem.
- Coloque um bom punhado de parmesão, regue com um pouco de azeite de oliva.
- Ao servir, coloque o2 ou 3 aspargos verdes inteiros por cima do arroz. Se preferir você pode também pica-los em 3 partes e misturar no risotto antes de servir.
Substituições do risotto:
Você pode substituir o ghee por azeite de oliva, o queijo parmesão por amêndoas trituradas com uma pitada de sal e o creme de leite fresco (nata) por 2 colheres de sopa de creme de castanha de caju diluídos em 100ml de água morda. O creme de caju quando diluído em agua vira um creme branco incrível para finalização de receitas e quando aquecido engrossa molhos igualzinho amido de milho. Se na sua cidade você não encontrar aspargos frescos, tudo bem pois o sabor intenso deste prato vem mesmo do aspargo branco em conserva que cozinhamos junto com o arroz, mas para dar uma cor ao prato sugiro finalizar com um maço de coentro ou salsinha bem picadinhos.
Dicas importantes para um bom risotto:
- Primeiro: arroz “al dente” sempre!
- Não abandone seu arroz no fogo, mecha constantemente, assim ele ficará mais cremoso e não queimará;
- Adicione o caldo ou água sempre aos poucos;
- Finalize com o fogo apagado;
- Não deixar o arroz ficar mole, por favor!
- Sirva imediatamente após o preparo: deixe a mesa posta e chame todos para estarem à mesa antes do risotto estar realmente pronto.
- Sirva em prato fundo, assim o caldo não se perde.
** All dente: a tradução literal de “al dente” é “ao dente”, ou seja, embora o arroz esteja cozido, sua maciez não ultrapassa o ponto em que não precisamos usar os dentes para mastigar. O arroz ou massa “all dente” não é nem duro nem molenga. Para você confirmar isso, pegue um grão e mastigue-o: se ele desmanchar na boca e você não sentir um durinho, quer dizer que ele passou do ponto, se isso acontecer o arroz solta mais amido do que o necessário, e em vez de o risoto ficar cremoso, ele ficará empapado e feio, parecendo comida requentada. Se você é um iniciante no mundo do risotto, sugiro provar um grão a cada 5 minutos durante o processo para você ir percebendo o cozimento e não deixar passar. Na dúvida, desligue antes! O risoto deve ficar cremoso de forma que caia da colher e não como um bloco tipo “unidos venceremos”.
Experimente fazer e me conte aqui nos comentários como foi. Se você criar variações e tiver outras ideias deliciosas, comente aqui embaixo pra vermos!
Obrigada pela leitura,
Daiane Botolon