Doce low carb de chocolate, manteiga de coco e hortelã com crostinha de sementes
Este doce low carb de chocolate é super saudável e perfeito praquela hora que dá um desejo de sobremesa. É incrível porque é fresco e têm uma crostinha verde e macia que é coberta com uma camada suave de chocolate e creme de coco. Os detalhes de chocolate amargo pra finalizar dão um toque todo especial. Fica com um sabor leve e um delicado mentolado e, além de ter baixo teor de açúcar, também é vegano e keto friendly. Olha isso:
Vem que vou te ensinar a fazer…
Ingredientes
Crosta
- 200g de sementes de abóbora cruas (ela é verdinha, sem a casca branca!)
- 50g de farinha coco ou farinha de amêndoas desengordurada
- 1 colher de café de flor de sal
- 1 ½ colher de óleo de coco extravirgem
- 1 colher de sopa de néctar de tâmaras (pra adoçar naturalmente)
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
- Opcional ½ colher de chá de espinafre ou spirulina em pó (para intensificar a cor verde)
Recheio
- 185g manteiga de coco Yamuna – é exatamente um pote desse aqui
- 300ml de água morna
- 100g de chocolate 100% cacau Yamuna – usamos esse chocolate potente aqui, meio pote dá!
- 1 colher de sopa de Néctar de Tâmaras Yamuna
- 6 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (vende em muitas lojas de produtos naturais)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (não use essência artificial)
Cobertura desse doce low carb de chocolate
- 50g de chocolate 70% OU 50g chocolate 100% + 1/2 colher de néctar de tâmaras
- 1 colher de chá de óleo de coco
Modo de preparo (não precisa assar!)
- Forre uma assadeira ou travessa com diâmetro aproximado de 20×30 com papel alumínio e reserve.
- Faça a crosta: triture as sementes de abóbora, a farinha de amêndoas, a spirulina em pó e o sal em um processador de alimentos.
- Adicione o óleo de coco, água a baunilha e o néctar de tâmaras. Misture até que forme uma massa úmida e firme, que possa manter sua forma quando pressionada, depois pressione firmemente a crosta na assadeira forrada.
- Faça o Recheio: derreta a manteiga de coco em banho maria (ou por 30 segundos no microondas) e bata no liquidificador com a água. Derreta o chocolate 100% em banho maria, adicione o creme de coco, o néctar de tâmaras, a essência de baunilha e o óleo essencial até formar uma massa uniforme.
- Despeje o recheio sobre a massa.
- Resfrie: coloque a forma na geladeira por pelo menos 3 horas para firmar.
- Corte: retire da geladeira e corte em quadrados iguais. Separe levemente as barras para que haja espaço entre cada uma sobre uma grade ou bandeja.
- Faça a cobertura: derreta o chocolate 70% e o óleo de coco em banho maria. Depois de derretido, despeje um fio de chocolate sobre as barras cortadas para decorar.
- Armazenar em geladeira ou freezer.
Substituições de Ingredientes – momento “Bela Gil”
- Na crosta: como são barras de menta, deixei a crosta mais verde com spirulina Este ingrediente é opcional e pode ser trocado por qualquer outro pó verde que você tenha em casa (espinafre, chlorella, matcha…)
- Adoro semente de abóbora mas qualquer noz, castanha ou semente funcionará bem. Castanha do Pará, macadâmias, nozes, amêndoas ou castanha de caju vão bem.
- O Néctar de Tâmaras é perfeito pra essa receita, saudável com baixo índice glicêmico e doce na medida certa (pode inclusive ser consumido por quem tem diabetes tipo 2) mas você pode também usar mel, melado, maple syrup ou mesmo não usar nenhum adoçante.
- O recheio é feito com poucos ingredientes básicos e sem substituições. A única coisa a notar é que a doçura do recheio será determinada pelo teor de cacau do chocolate que você usar. A manteiga de coco já é naturalmente doce e se você já tem familiaridade com o sabor intenso do chocolate 100% seja feliz com as endorfinas proporcionadas por ele! Na receita já previ um doce a mais para quebrar o amargo do chocolate puro 100%. Mas também funciona com chocolate amargo de 70% – 80% cacau.
- Na cobertura: as barrinhas são decoradas com fio de chocolate amargo derretido e óleo de coco. O óleo de coco é legal para diluir o chocolate, facilitando o trabalho e deixando ele mais fluido na hora de decorar e macio ao morder. Mas pode tranquilamente fazer com o 100%
Dica para os formiguinhas: essa não é uma sobremesa super doce tá? Mas você pode colocar açúcar pra deixar ele mais “profano”. Se você quer algo mais doce, minha sugestão é adicionar 2-4 colheres de açúcar ao preparar o creme de coco, aí ele dilui bem no creme. Você também pode optar por um chocolate 60% ou 45% para o creme em vez do 100%
Onde comprar os ingredientes pra essa receita de doce low carb?
Se você caiu por acaso nessa receita e ainda não conhece nossa pequena fábrica Yamuna Artesanal, bem vinda. Temos uma pequena produção de superalimentos naturais e os ingredientes da receita você encontra aqui. Só clicar nas imagens pra visitar os produtos:
Manteiga de coco, feita com coco 100% nacional, orgânico e moído em moinho de pedra:
Abaixo nosso néctar de tâmaras, um delicioso adoçante natural, saudável feito com apenas 1 ingredientes: tâmaras secas ao sol no próprio pé!
Nosso Chocolate 100% cacau, um potência para sua saúde, apenas feito com cacau puro, sem açúcar, sem nenhum aditivo. Apenas cacau puro de verdade.
Flor de sal, um sal premium das salineiras do Rio Grande do Norte com menos sódio e muito mais sabor, perfeito para usar também nos doces!
Delicie-se e me mande uma fotinho quando fizer esse doce low carb. Siga-nos lá no insta @yamunaartesanal
Conte comentários como ficou que vou adorar ler!
Abraço,
Daiane Bortolon