10 benefícios da manteiga ghee: nutrição do corpo, pele e cabelos
Na culinária, na saúde e na beleza, conheça todos os benefícios da manteiga ghee
A manteiga ghee (ou ghi) é um dos ingredientes básicos na maioria das cozinhas indianas e tem ganhado muitos apaixonados no Brasil por ter um sabor inacreditavelmente delicioso. Basta passar num pão ou refogar um alimento para sentir. Mas, os benefícios da manteiga ghee vão para além de seus usos culinários. Ghee também tem usos terapêuticos desde o cuidado com a pele e cabelos até nutrição profunda das células intestinais e potência muscular.
1. MILENAR, RESISTENTE E DELICIOSO
O ghee é um superalimento milenar delicioso, desperta o sabor dos alimentos de forma única e por isso tem sido a opção preferida dos chefs de cozinha. Não precisa de refrigeração pois é um óleo puro e, se conservado ao abrigo da luz dura até dois anos sem alterar seu sabor. Na Índia, o ghee envelhecido por 10 anos ou mais é chamado Purana Ghrita – um precioso medicamento utilizado na Medicina Ayurveda para distúrbios neurológicos.
2. SACIA A FOME E TONIFICA O METABOLISMO
Ghee “grass fed” – feito com manteiga de vacas que se alimentam exclusivamente de pasto é fonte natural de CLA – Ácido Linoleico Conjugado. Estudos comprovam que seu consumo promove sensação de saciedade e auxilia o nosso corpo a transformar gordura em energia, ou seja: potencializa o metabolismo.
O do CLA produz aumento na massa corporal magra, diminuição do acúmulo de gorduras e tem um papel importante no crescimento muscular. Existem evidências de que o CLA também inibe o mecanismo que leva o nosso corpo a acumular gordura e faz com que ele use nossas reservas de gordura como fonte de energia. Em nossa produção de ghee, utilizamos apenas manteiga de gado que come capim, vacas que não ficam sob confinamento para garantir alta vitalidade e nutrientes.
3. Ghee não tem LACTOSE e tem pouquíssima caseína
O ghee Yamuna pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose e caseína. Durante o processo de purificação e filtragem cuidadosa, estas substâncias são removidas totalmente. Mas por ser um derivado de leite pode conter traços de lactose e caseína e não deve ser consumido por quem sofre de alergias severas à essas substancias. Você pode acessear aqui o laudo
4. AUTO CONSERVANTE, ANTIOXIDANTE E RICO EM VITAMINAS
O ghee contém quantidades significativas de vitamina A, um excelente antioxidante que protege as células dos radicais livres. Contém quantidades menores de vitaminas D, E e K.
5. MAIS UM DOS MARAVILHOSOS BENEFÍCIOS DA MANTEIGA GHEE: É MUITO NUTRITIVA!
O ghee potencializa a absorção de vitaminas lipossolúveis e promove máximo aproveitamento destas pelo nosso corpo. Cozinhar com ghee é mais nutritivo: uma sopa de vegetais feita com uma colher de ghee faz você absorver muito mais vitaminas do que se não tivesse.
6. O AUSPICIOSO ÁCIDO BUTÍRICO
O ghee é fonte natural de Ácido Butírico (inexistente nos outros óleos) que promove saúde, fortalecimento e proteção das células intestinais.
Diversos estudos na área da nutrição confirmam a eficácia do consumo do ácido butírico para tratamento de inflamações intestinais, colite e síndrome do cólon irritável. Promove ainda a saúde dos enterócitos – célula epitelial da camada superficial do intestino delgado e intestino grosso que absorve nutrientes movendo-os para dentro dos tecidos, está relacionado diretamente com o sistema imune. (veja no fim do texto as referências)
7. SUPERALIMENTO PARA ATLETAS
O ghee é essencialmente composto por Triglicerídeos de Cadeia Média – TCM: fonte energia imediata e de longa duração. Essas gorduras são digeridas e metabolizadas rapidamente pelo corpo e não armazenadas em depósitos. Isso facilita o consumo pelo músculo e diminui a degradação do glicogênio muscular. Por isso, contribui melhorando a potência e a resistência muscular durante o esforço físico. É preferido pelos atletas.
8. COZINHAR COM GHEE É MAIS SAUDÁVEL DO QUE COM ÓLEOS INSATURADOS
O ghee possui grande estabilidade oxidativa. Devido a sua composição fundamental ser de ácidos graxos saturados de cadeia média, pode ser aquecido até 250oC sem queimar ou oxidar. Óleos vegetais insaturados e poli-insaturados (soja, milho, girassol e canola) são frágeis e sensíveis à temperaturas superiores à 80oC, quando aquecidos rompem suas ligações moleculares e liberam radicais livres que se tornam tóxicos à saúde do corpo. O ghee se mantém intacto para refogar suas delícias culinárias.
9. MEDICINA AYURVEDA E SAÚDE INTERNA
O ghee é exaltado pela medicina Ayurveda (medicina ancestral indiana) por promover longevidade e vitalidade. É consumido com alimento para estimular a produção de ojas – uma das três essências que nutrem o corpo e a mente e que suporta o excelente funcionamento dos sistemas imunológico e reprodutor. Já nos tratamentos de fitoterapia o ghee é usado como potente veículo para absorção das ervas medicinais: ele carrega os nutrientes e força das plantas até as camadas mais profundas dos tecidos.
10. BENEFÍCIOS DA MANTEIGA GHEE NA BELEZA: COSMÉTICO NATURAL PARA PELE, CABELO E OLHOS
A medicina ayurvédica usa e indica o ghee como grande aliado à saúde dos cabelos, pele e olhos: nutre os cabelos secos e trata doenças do couro cabeludo (dermatites, caspa); pode ser passado nos lábios, nariz e olhos para prevenir ressecamento causado pelo frio e pelo vento. Na pele você pode utIlizar como óleo de massagem nutridor. Nos tratamentos de beleza da medicina Ayurveda existe uma máxima: “você só deveria passar na pele aquilo que considera seguro para colocar dentro da sua boca”.
Máscara para cabelos com manteiga ghee
Para fazer uma máscara nutritiva e reparadora para os cabelos é bem simples, basta derreter um pouco de ghee (1 colher de café) na palma das mãos e aplicar nos cabelos e no couro cabeludo. Deixe que seja absorvido por algumas horas. O melhor horário para fazer isso é à noite porque nosso metabolismo de absorção é potencializado. Você pode colocar uma touca de tecido ou enrolar um pano na cabeça e ir para a cama com a aplicação de ghee sim! Ao acordar você lava seus cabelos normalmente.
Onde comprar ghee?
Visite nossa loja virtual www.yamuna.com.br que temos preços excelentes, seriedade no que fazemos e podemos enviar diretamente para você pelo correio. Clique aqui para ver os produtos, vale a sua saúde!
Para saber muito mais, aprofunde-se lendo as referências abaixo. Compartilhe conosco sua experiência nos comentários. Se esse texto lhe agradou, por favor ajude a divulgar!
Colesterol: amigo ou inimigo?
Ácido butírico na síndrome do intestino irritável
Bactérias intestinais, características do ácido butírico e saúde do cólon
Efeito antitumoral in vivo melhorado de um bioconjugado de daunorrubicina
Ácido butírico: um antigo controlador do metabolismo, inflamação e resistência ao estresse?
Ácido butírico atenua inflamação intestinal
Tratamento probiótico promissor para doença inflamatória intestinal